Volkswagen Gol Rallye

Mais uma vez o mercado brasileiro vê crescer o segmento dos “aventureiros urbanos”. Se um dia houve apenas a pioneira Palio Adventure , hoj...

Volkswagen Gol Rallye Mais uma vez o mercado brasileiro vê crescer o segmento dos “aventureiros urbanos”. Se um dia houve apenas a pioneira Palio Adventure, hoje em dia a moda se fincou tão fortemente que já existem até subdivisões. A VW até ensaiou o “aventureiro” CrossFox, mas com a nova remodelação podemos dizer que ele ficou muito mais “urbano”, tanto quanto a nova Saveiro Cross, que também aposta apenas no visual mais imponente.
 
E o carro-chefe da família não foge à regra. Se o Gol Rallye nas G3 e G4 tinha direito até às estranhas rodas brancas simulando carros de rali, o Geração 5 passa a apostar em um estilo tendente ao esportivo, com adereços discretos e de bom gosto. Na dianteira ele apresenta faróis de máscara negra e um parachoque idêntico ao da Saveiro, com um aplique de plástico preto e grandes faróis auxiliares. Nas laterais ele traz faixas decorativas com o nome da versão, que têm o mesmo preto dos apliques nos paralamas, enquanto atrás temos mais preto, agora no spoiler traseiro e sob o parachoque. Segundo a fábrica, foram feitas várias alterações técnicas, entre elas a adoção de pneus 205/55 R15 e uma suspensão 28 mm mais alta.
 
Mas os ânimos já começam a esfriar quando se entra no carro. Em geral, a cabine recebeu apenas revestimentos mais escuros em portas, bancos e teto, o que tem altas chances de fazer o espaço parecer bem mais fechado. O grande problema que se repete na maioria das versões de topo dos carros pequenos da VW é que seu pacote de equipamentos insiste em ser deficiente. Por R$ 40.370 o Gol Rallye traz rodas de liga leve aro 15’’, direção hidráulica, trio elétrico e computador de bordo, mas não é capaz de oferecer ar-condicionado, por exemplo. Este fica para a lista de opcionais, que também inclui o sistema de som multimídia e airbag duplo.
 
Sob o capô, o Gol Rallye traz o mais que difundido motor 1.6 VHT, que gera 101/104 cv de potência, e faz o compacto acelerar de 0 a 100 km/h em até 10,3 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 182 km/h (dados de fábrica com álcool). Mas ao contrário do CrossFox, ele pode vir com a opção do câmbio automatizado I-Motion, pelo preço básico de R$ 43.030, mas com o mesmo esquisito pacote de equipamentos.

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