JAC J3 Sport
Ao mesmo tempo que mantém os planos da fábrica em Camaçari (BA) a todo vapor, a marca chinesa fecha o ano com duas novidades em sua linha: d...
Ao mesmo tempo que mantém os planos da fábrica em Camaçari (BA) a todo vapor, a marca chinesa fecha o ano com duas novidades em sua linha: depois da primeira apresentação oficial no último Salão do Automóvel de São Paulo ao lado do irmão menor J2, a versão esportiva do carro-chefe da JAC finalmente chega ao lançamento. As novidades que traz são mais um exemplo do esforço da marca para aumentar suas vendas no Brasil o suficiente para incomodar as marcas que lideram o mercado. E o que traz este J3 especial?
Esta resposta é um conjunto esportivo de bom gosto e sem custar demais. A empresa já começou a decifrar as manias que distinguem o mercado brasileiro dos demais, e com isso fez sua primeira investida “regional” ao criar esta versão com a mesma aposta de visual esportivo que caracteriza rivais diretos como Fiat Palio Sporting e Renault Sandero GT Line, mas com a vantagem de que ele acompanhe melhorias também no desempenho. Um primeiro olhar não percebe, mas o pulo-do-gato dos chineses foi fazer apenas uma outra seleção do que já tinham na prateleira: a dianteira volta a chamar atenção por causa da peça que une farois e entradas de ar agora pintada de preto, mas é a mesma usada pelo irmão do país de origem – chamado de Tongyue por lá, ele apresenta este visual desde 2009 também na versão Sedan. Fora isso, o hatchback ganhou adesivos alusivos e um aplique preto no parachoque traseiro para responder ao que se vê na dianteira. Também vieram novas rodas de liga leve, e o interior foi agraciado com pedaleiras esportivas, novo revestimento dos bancos com costuras vermelhas, alavanca do câmbio na cor preta e iluminação de sistema de som e quadro de instrumentos em vermelho.
Entretanto, a maior “esperteza” da marca vem no motor: como se queria oferecer desempenho realmente melhor que o das versões comuns, optou-se por dotar o J3 Sport do 1.5 16v VVT que se usa no sedã J5. A fábrica já desenvolvia a versão bicombustível deste motor há algum tempo, então nada melhor que encontrar uma forma de fazer sua estreia no modelo menor, cujos preços lhe dão volume de vendas mais importante. Tal forma é a versão que ilustra estas fotos e que teve direito até ao sistema de partida a frio, que atende por Jetflex e elimina o tanquinho adicional. Isso permite gerar a potência de 125/127 cv e o torque de 15,5/15,7 kgfm (gasolina/álcool), culminando em aceleração de 0 a 100 km/h em 9s7 e velocidade máxima de 197 km/h. Como todo carro chinês, outra vez se vê a estratégia de oferecer um pacote fechado de itens, que parte do nível encontrado no J3 urbano; as diferenças se restringem aos itens esportivos e às duas opções de cor possíveis para esta versão: o modelo pode vir somente em branco ou preto, tendo os adesivos decorativos sempre na cor contrastante. O J3 Sport chega com um acréscimo de R$ 3 mil ao preço da versão urbana, totalizando R$ 39.990 sempre com garantia de seis anos.