Fiat Uno Economy
Vivace na base da gama, Attractive como a requintada, Way para o fora-de-estrada leve e Sporting para os arroubos de piloto. Leque de vers...
Vivace na base da gama, Attractive como a requintada, Way para o fora-de-estrada leve e Sporting para os arroubos de piloto. Leque de versões interessante, não? Pois o Uno acaba de melhorar um pouco mais toda essa oferta. A nova Economy chega por R$ 28.120 (com quatro portas passa a R$ 29.950), e se situa entre as duas primeiras da lista acima, oferecendo uma série de novidades com enfoque na economia de combustível.
Pode-se dizer que essa versão é a sucessora “espiritual” do Mille Economy, precursor dessa série na Fiat brasileira, mas que não deve resistir às próximas normas de emissões do Proconve. Na verdade seria um ganho muito interessante para a Fiat que esta versão do Uno eliminasse tanto ao Mille como ao Palio Economy, porque significaria retirar de linha dois modelos já bem antigos, e passando a versão ecológica a um projeto mais moderno e competitivo. Essa limpeza de gama seria benéfica ao consumidor, com oferta de melhores produtos, e à marca, que se livraria de modelos antiquados.
Voltando à versão Economy, ela se situa entre a Vivace e a Attractive, e só vem com o 1.4 Fire Evo, de potência e torque de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm. Ainda que as calotas de 14” sejam as mesmas da mais cara destas duas, a Economy se diferencia por alguns equipamentos a menos em relação à versão atraente, como o console de teto, comandos internos de tampa traseira, tampa do tanque e retrovisores e volante com regulagem de altura, mas também pelo preço R$ 1720 menor.
Segundo a Fiat, o motor recebeu um extenso retrabalho por parte da engenharia. Sua central eletrônica foi remapeada, adotou um sistema que corta a injeção de combustível quando se está em desaceleração, e ganhou as melhorias já comuns nesses processos de reduzir o consumo sem gastar demais: a pressão dos pneus aumentou de 28 para 35 libras e o diferencial ficou 9% mais longo. Como a dirigibilidade sempre se vê afetada negativamente nesses casos, a marca tentou contornar esse problema adotando a quinta marcha do Sporting, mais curta.
Com isso, a fábrica indica um consumo melhorado para 11,3 e 14,7 km/l de álcool, e surpreendentes 16,3 e 21,5 km/l com gasolina, respectivamente em cidade e estrada. E a aparência do carro acaba comemorando toda essa diferença. Seu logotipo externo vem com fundo verde, e a versão ganhou um kit de adesivos exclusivo, Ecology. E o interior apresenta novo painel de instrumentos, dessa vez usando o conta-giros em conjunto com o econômetro, enquanto antes o primeiro pedido como opcional retirava o segundo.