Peugeot RCZ

Os fabricantes nunca devem esquecer o valor de um carro de imagem na gama. É o que não se cria para vendas e lucros massivos e nem se import...

Peugeot RCZOs fabricantes nunca devem esquecer o valor de um carro de imagem na gama. É o que não se cria para vendas e lucros massivos e nem se importa com concorrência, até porque vários nem a têm. Sua função é outra, colocar em voga os ideais da marca. Estilo, luxo, esportivdade, isso varia; o fato é que eles chamam muita atenção, levam gente à loja nem que seja só para olhá-lo. O RCZ é o mais novo desses carros “emocionais” a chegar aqui, por R$ 139.900.

Sua combinação de preço, tamanho e forma indicam que ele forma um páreo interessante com os Audi TT mais básicos, mas o forte desse carro é outro. Seu forte está nas linhas, sem dúvida. Seu estilo com paralamas musculosos lhe dá uma imponência única, enquanto as belas e enormes rodas dão a esportividade junto com os arcos prata do teto. O requinte se faz presente nas formas finamente esculpidas para não ter superfícies vazias ou com destaque exagerado. E tudo isso adorna um estilo de dianteira e traseira que já é indissociável do seu fabricante. Afinal, quem mais no mundo consegue fazer farois, lanternas e grade tão grandes mas que nunca ficam feios?

Peugeot RCZProduzido na Áustria, o cupê traz clara preocupação com a aerodinâmica ao ter um inédito teto em curvatura dupla. E abaixo de todo este trabalho de engenharia se encontra sua luxuosa cabine, cheia de tons escuros contrastando com detalhes em prata para compor um ambiente esportivo e elegante. Falar que sua cabine é farta em equipamentos é redundante: quatro airbags, ar-condicionado bizona, para-brisa acústico, farois bixenon direcionais, sensores de estacionamento e sistema de som hi-fi JBLTM. Tudo isso em cinco opções de cores: azul, cinza, preto e vermelho metálicas, e um branco perolizado.

O melhor exemplo da ideia de que o RCZ é um carro de imagem está no motor. Ele traz o 1.6 THP já usado em outros modelos da marca, mas gerando 165 cv para ele, com torque de 24,5 kgfm. É um motor forte e que garante um desempenho condizente com suas linhas, mas que não se enfoca em acelerar em milissegundos ou em disputar corrida com as ondas sonoras. E sua parte técnica corresponde com o câmbio automático sequencial de seis marchas, e sistemas como freios com ABS e Hill Holder, e controles inteligentes de tração e estabilidade.

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