Volkswagen Touareg R-Line

“O cliente sempre tem razão”. Uma das máximas que regem o mundo dos negócios vem recebendo mais atenção também no mundo dos carros, mas com ...

Clique aqui para ver em alta resolução“O cliente sempre tem razão”. Uma das máximas que regem o mundo dos negócios vem recebendo mais atenção também no mundo dos carros, mas com um crescimento maior do que nunca. Se as crises vêm afastando o setor dos seus melhores momentos, é interessante de ver que as vendas estão cada vez mais apoiadas na inovação. Qualidade quase todos já provaram que conseguem oferecer, então a mina de ouro passou a ser encontrar uma forma única de cativar. Uma tentativa disso é o mais novo Touareg a chegar ao país.

Falar em inovação entre carros é pedir para relembrar vários momentos de várias décadas, que com certeza fazem a alegria de qualquer aficionado pelo assunto. Como exemplos, o começo dessa história teve Citroën Traction Avant e Ford T inovando respectivamente com tração dianteira e produção em série ao passo que, décadas depois, Renault Espace e os três modelos do Grupo Chrysler agraciaram as famílias com as minivans. Depois disso as evoluções não deixaram de aparecer, mas sem inovar; o mercado parecia ter se acostumado às divisões que já tinha. Mas é possível afirmar que a mudança dos anos 2000 teve seu começo fortalecido com BMW X5 e Volvo XC 70. Ver duas marcas tão ligadas ao requinte urbano aplicando sua qualidade ao mundo off-road – e obter enorme aceitação – não demorou a despertar a mesma o resto do mercado mundial. E a partir daí surgiram os diversos exemplos de seguidores, cuja proliferação não ousa parar. Aliás, o Touareg é um deles, mas, ao contrário do Phaeton, ele conseguiu convencer que vale a pena abrir mão de Audi, BMW ou Mercedes-Benz (isso para ficar nos alemães) para investir valor parecido numa marca cuja fama tem origens em Fusca e Kombi.

Volkswagen Touareg R-LineAgora, a versão R-Line chega para deixar ainda mais informal um modelo que desde o início é o “traje esporte fino” entre os crossovers. Já não vale a pena procurar adjetivos para descrever a dianteira que só falta contagiar a Kombi, então foquemos no demais: as laterais do Touareg seguem a legítima escola alemã, abrindo mão de excesso de vincos para formar a esportividade com relevos conseguindo assim um desenho simples mas de ótimo gosto, que vai demorar muito a aparentar idade. A traseira concentra a atenção nas vistosas lanternas, mas vale a pena comentar como os itens R-Line colaboram. Estão lá spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, belas rodas de liga leve exclusivas de 20” e ainda grade em preto brilhante, mas nada disso chama mais atenção do que deveria: a elegância vem de que esse kit não atrai os olhares para si; seu propósito é complementar o estilo original do carro. Essa concepção claramente foi herdada das três conterrâneas citadas no parágrafo anterior, que oferecem pacotes similares mesmo para seus carros mais acessíveis, aproveitando o gosto pelo estilo mais arrojado mesmo naqueles que não podem levar um membro das divisões esportivas.

Como era de se esperar, a cabine não perdeu atenção alguma. O modelo, cujo nome homenageia o mesmo povo que uma canção da Gal Costa de 1969, traz pacote de itens completo. Seu espaçoso interior recebeu o melhor que a VW pode oferecer, e isso se traduz em itens como acabamento geral em couro, bancos, pedaleiras e volante esportivos, central multimídia com DVD, GPS, e disco rígido de 60 GB usando touchscreen 3D no console, detalhes em alumínio e sistema de som premium – a segurança mostra que não fica atrás ao contar com assistência em subidas e descidas, controles de estabilidade e tração, farois bixenônio direcionais e vários airbags. Porém, há um detalhe que não chega ao horror, mas certamente mancha a reputação de um carro deste nível: o ACC, um controle de cruzeiro que usa sensores e câmeras para monitorar o trânsito próximo e regular a condução do carro, sai sozinho por R$ 12 mil. O desempenho conta com o V8 4.2 com 360 cv e torque de 45,4 kgfm, que lhe leva de 0 a 100 km/h em 6s5, câmbio de oito marchas, tração 4Motion e suspensão pneumática. Analisar o Touareg por si só revela o produto fabuloso que ele é. O problema é que entre R$ 333.700 e R$ 360.590 (completo com pintura perolizada) existem opções de prestígio muito maior.

Hot in Week

Popular

Archive

item