Mini Countryman
Quem diria que, depois de tanto tempo, o carrinho urbano desenhado pelo sir Alec Issognis iria criar sua própria família? Depois do S, Cabri...
Quem diria que, depois de tanto tempo, o carrinho urbano desenhado pelo sir Alec Issognis iria criar sua própria família? Depois do S, Cabriolet e da perua Clubman, agora é a vez do SUV Countryman chegar ao país nas versões Pepper e S, com preços que começam em 107.700 reais.
Este é o maior dos Mini atuais, medindo 4,10 metros de comprimento frente aos 3,63 do pioneiro. Seu desenho não nega as origens, o modelo parece um Cooper anabolizado, que ganhou linhas em geral mais imponentes e até as portas traseiras, mas sem jamais perder o charme que o caracteriza. Sua cabine segue o estilo, com cores vivas nos revestimentos e um estranho console central que lembra o Mickey Mouse.
Seu pacote de equipamentos é bem extenso; a versão de topo S chega a ter ar-condicionado bizona, bancos de couro, sistema de som Harman-Kardon, freios com ABS e EBD, sistemas como o de frenagem em curvas e controle de estabilidade, e a tração nas quatro rodas ALL4, que trabalha monitorando a demanda para direcionar a tração na melhor proporção – se for necessário o sistema direciona tração total para um eixo só.
O motor é todo novo também, uma unidade BMW 1.6 com 122 cv na versão básica e 184 cv na S, graças à adição do turbo. Esta pode chegar a uma velocidade máxima de 208 km/h, e é comandada por um câmbio automático sequencial de seis marchas. Chamado de Steptronic, ele permite trocas pela alavanca ou por comandos no volante, para as trocas manuais. Resta saber qual será o próximo integrante desta crescente família.