Honda Civic 9

No mundo dos carros as recentes tendências vêm provando que por mais cálculos que se usem ao projetar um modelo, nunca vai existir uma regra...

CivicNo mundo dos carros as recentes tendências vêm provando que por mais cálculos que se usem ao projetar um modelo, nunca vai existir uma regra de “certo” ou “errado” infalível. O Ford Fiesta europeu, por exemplo, passou três gerações com retoques leves e agora muda todo o projeto a cada uma. Já o Civic começou mudando radicalmente sempre, mas sua última geração focou em outros aspectos, fazendo o design parecer atualização do anterior.

Tantos problemas em Japão e Tailândia acabam por trazer problemas com o fornecimento, mas o modelo finalmente chegou ao país. A impressão que o exterior passa é de um agradável upgrade geral em relação ao antigo. As linhas ficaram mais volumosas e elegantes, sobretudo a frente, e a traseira está mais alta e com lanternas mais vistosas e de formato mais regular. Alguns detalhes chamam a atenção, como o vinco que começa no lado do parachoque dianteiro e vai subindo pelas portas até terminar no parachoque traseiro. Outros já não pertencem ao Civic vendido nos EUA, como os faróis elipsoidais e os refletores que ladeiam a moldura da placa traseira.

Honda Civic 9Já a cabine melhorou tanto que representa bem melhor os 95% de peças novas que este Civic tem em relação ao antigo. Se o painel com suas linhas “tortas” pode lembrar os duplos cockpits da Chevrolet, fato é que ganhou ares um tanto mais conservadores, mas com muito requinte e sem perder detalhes que caracterizaram o anterior, como o painel digital. É o caso da tela de computador de bordo de 5” para personalizar detalhes do carro, e de uma segunda tela, esta de 6,5” e exclusiva da versão de topo. Falando nas versões, elas continuam com os nomes LXS, LXL e EXS, mas infelizmente perdemos a esportiva Si. Novidade interessante é aumento do porta-malas, de 340 litros para 449.

O modelo procurou atender às críticas quanto aos equipamentos e parece tê-lo feito muito bem: a versão básica já traz ar-condicionado automático, airbag duplo, direção elétrica, volante multifuncional em couro, freios com ABS e EBD, sistema de som multimídia e trio elétrico. A intermediária LXL agrega sensor crepuscular, bancos de couro e luzes de direção nos retrovisores. E a  EXS incorpora controles de tração e estabilidade, sidebags, farois de neblina, rodas exclusivas, detalhes internos em prata e o sistema de som com Bluetooth, dois tweeters e a tal segunda touchscreen para controlá-lo em vez dos botões das outras versões. Segundo a Honda, os preços devem oscilar em não mais de 1% comparados aos antigos.

Ele preserva o 1.8 16v flex mas com leves alterações, dentre elas o torque que chega um pouco mais cedo. Já o câmbio permanece de cinco marchas tanto manual como automático, este de série na EXS e opcional nas outras. Um recurso que todo Civic agora traz é o modo Econ, acionado por um botão verde no painel. Ativá-lo altera uma série de configurações, como trocas do câmbio automático em rotações mais baixas, acelerador de respostas mais lentas e mais uso da recirculação pelo ar-condicionado. E o painel incentiva o motorista a dirigir de forma econômica ao passar suas barras à cor verde.

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