Dodge Journey 2012
Não é todo dia que se vê um modelo mudar a imagem de forma tão abrupta como o Journey . Sua primeira aparição aqui foi com o modelo antigo e...
Não é todo dia que se vê um modelo mudar a imagem de forma tão abrupta como o Journey. Sua primeira aparição aqui foi com o modelo antigo e em várias versões porque ele tinha que agradar a gostos e bolsos variados. Mas depois veio a compra da Chrysler pela Fiat, e a troca de projetos. O irmão Freemont acabou fazendo sucesso aqui e na Europa porque usa o preço mais baixo como atrativo, então o Dodge teve que se reinventar com um face-lift e ganhando mais requinte para fazer a oferta do grupo nos degraus superiores.
O face-lift que ele ganhou não fez nenhuma revolução no visual. Pelo contrário, foram alterações pontuais que atualizaram um estilo ainda bem moderno e interessante. Na frente temos parachoque novo e a grade típica da marca, sem os detalhes que simulam alongar os faróis como no Fiat. Mas a traseira recebeu as lanternas em LEDs e dupla ponteira de escapamento estreadas naquele, e as laterais ostentam rodas novas. Entretanto, talvez sejam as cores as maiores responsáveis pela diferenciação entre os modelos, porque só o Journey oferece azul e o vermelho das fotos, por exemplo.
Já o interior se beneficiou ao adotar o novo painel, muito mais moderno e com materiais de melhor qualidade, além de uma vistosa touchscreen de 8”. Sua lista de equipamentos traz seis airbags, terceira fileira de bancos para completar sete lugares, controles de tração e estabilidade e sistema de som multimídia. Outra novidade muito interessante é a adoção do motor 3.6 V6 Pentastar, comandado por um câmbio automático sequencial de seis marchas. Esse conjunto gera ótimos 280 cv que lhe garantem 0 a 100 km/h em 8s e máxima de 208 km/h, segundo a fábrica. A versão básica se chama SXT e parte de R$ 91.500, enquanto a de topo é R/T e começa em R$ 107.900.