Volkswagen Amarok Cabine Simples
É inegável que as picapes médias vêm ganhando um papel muito diferente nos dias de hoje. Se antes atraíam pela robustez e vocação de trabalh...
É inegável que as picapes médias vêm ganhando um papel muito diferente nos dias de hoje. Se antes atraíam pela robustez e vocação de trabalho, agora estão cada vez mais urbanas e estilosas mas sem deixar de lado o atrativo da imponência trazida pela altura e porte maiores. Mas existem projetos que ainda tentam resgatar o espírito trabalhador deste segmento, nem que seja para aumentar as vendas ao incluir frotistas. É o caso da Amarok, que ganhou cabine simples na Europa há poucos dias, mas já a estende ao Brasil.
A VW bem que tentou preservar o máximo que pôde do estilo carismático da versão de cabine dupla, mas também é fácil de perceber a vocação menos pomposa da nova variação. Também pelo parachoque traseiro ou pelas capas de retrovisores pretas, mas ela bem que poderia ter mantido a qualidade de projeto na adaptação da cabine. Vista de lado aparece uma coluna muito espessa e vazia, decorrente do uso das portas do modelo original, e que acabam por pesar no desenho. Bem que os alemães poderiam aprender com a VW brasileira: a Saveiro “bolinha” aproveitava as portas mas usava uma janelinha para disfarçar, enquanto a geração atual ganhou até portas exclusivas.
Mas deixando isso de lado se consegue ver que a Amarok cabine simples procura é se preocupar com o aspecto para o qual veio. Sua caçamba passou a ter ótimos 2,20 metros de comprimento, e ajudada por caixas de roda estreitas, ela ganha uma área útil de 3,57 m². Ela vem em duas versões sempre com o moderno motor 2.0 turbodiesel de 122 cv e torque de 34,7 kgfm, aliado ao câmbio manual de seis marchas, mas pode oferecer tração 4x2 (R$ 78.990) ou 4x4 (R$ 85.900), o que lhe leva a ter capacidade de carga de 1232 kg e 1142 kg, respectivamente.
Trazer a Amarok básica com parachoques na cor do veículo já na versão simples acabou por deixar a versão básica da com cabine dupla ainda mais sem sentido, com aqueles horrorosos parachoques de plástico preto. A versão básica já traz ar-condicionado, direção hidráulica e sistema de som multimídia, além de agradar na segurança com controles de tração e travamento de diferencial, e freios com BAS, EBD e ABS, este com função para otimizar a frenagem em terrenos de aderência reduzida. A versão com tração integral oferece opção de reduzida e pode vir com rodas de liga leve aro 16”.