Fiat 500 2012
Desde seu (re) lançamento mundial, o Cinquecento moderno vem fazendo um sucesso de vendas tão grande quanto seu charme, tanto que na Europa...
Desde seu (re) lançamento mundial, o Cinquecento moderno vem fazendo um sucesso de vendas tão grande quanto seu charme, tanto que na Europa já se perderam as contas das séries especiais que recebeu, especialmente em parceria com grifes de alto luxo. Mas até então o modelo que chegava aqui vinha da Polônia, trazendo altos impostos por ser um país sem acordos com o Brasil, e isso fazia o carrinho ficar inibido por aqui. Fazia.
É este o problema que a Fiat sanou de vez com a linha 2012 do modelo. A produção no México lhe trouxe muitas melhorias técnicas, e a isenção de impostos fez o modelo brasileiro despencar de preço. Suas três novas versões, Cult, Sport Air e Lounge Air, têm os extraordinários preços de R$ 39.900, R$ 48.800 e R$ 54.800, fora a série de lançamento Prima Edizione.
Essa redução tão grande permite ao 500 competir com compactos como Chevrolet Agile, Citroën C3 e VW Fox, mas com o trunfo do generoso pacote de itens: a Cult já traz de série airbag duplo, ar-condicionado, freios com seis assistências eletrônicas, direção hidráulica, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15” e sistema de som multimídia com seis alto-falantes, entre outros.
A versão intermediária é a Sport Air, e agrega mais itens e algumas exclusividades visuais. Enquanto isso a Lounge Air fica no topo da gama e traz toda a lista das anteriores mais teto de vidro fixo, airbags laterais e todo um conjunto visual exclusivo, com detalhes cromados por fora e revestimento da cabine próprio. Ambas podem vir com o câmbio automático sequencial de seis marchas.
Em geral as versões oferecem como opcionais itens de alto luxo, como revestimento do interior em couro e combinando com a cor externa, teto solar Sky Wind, rodas aro 16”, mais airbags que completam um total de sete e sistema Blue&Me, além de nada menos que sistema de som Bose Premium.
Os motores são um capítulo à parte. O 500 Cult agora oferece o 1.4 Evo estreado no novo Uno, flexível e de 85/88 cv, com câmbio manual de cinco marchas ou automatizado Dualogic (R$ 42.900). Já as outras duas trazem a premiadíssima tecnologia MultiAir no motor 1.4 16v de 105 cv, com câmbio automático de seis marchas opcional no Sport Air e de série no Lounge Air.